
Nesta terça-feira, 06 de outubro, o clima geral do mercado é positivo após a confirmação de que o ministro da economia, Paulo Guedes, e o presidente da câmara dos deputados, Rodrigo Maia, firmaram um acordo de cessar-fogo após episódios de embate na semana passada.
Em meio a pedidos de desculpa mútuos, ambos reiteraram a importância da pacificação entre os poderes e a importância da continuidade da agenda de reformas do governo federal. Com o novo cenário, o índice Ibovespa abriu em forte alta assim como o Dólar apresenta segundo dia consecutivo de queda superior a um ponto percentual. Entre os principais projetos da pauta econômica defendidos por Guedes, destacam-se a aprovação de um novo programa de renda básica em 2021 e uma medida de desoneração da folha salarial que, segundo o ministro, pode gerar “empregos em massa”. Houve também a manifestação do interesse em enviar até amanhã uma nova etapa da reforma tributária.
Trump retorna à Casa Branca e enfrenta desafios na reta final da campanha eleitoral
O presidente norte-americano Donald Trump deixou o complexo hospitalar Walter Reeds na noite de segunda-feira, 05 de outubro, menos de uma semana após ser diagnosticado com o vírus da COVID-19. Em um breve discurso, o republicano defende que as pessoas não devem temer o vírus nem deixar que ele “domine” suas vidas, além de novamente afirmar que uma vacina chegará em breve.
O incumbente retoma suas atividades políticas mediante um cenário desafiador, visto que seu rival, o democrata Joe Biden, consistentemente apresenta resultados significativos em enquetes eleitorais e arrecadou para sua campanha, nos últimos meses, um montante superior ao de Trump. O clima no congresso dos Estados Unidos também reflete a tentativa do governo em negociar com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, um novo pacote de estímulos para a economia do país.
Dívida pública pode chegar a 100% do PIB em 2020, aponta Reuters
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou as perspectivas econômicas para o Brasil em 2020, mas afirmou que os riscos do país permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados”. Além disso, a agência britânica Reuters defende que os gastos do governo neste ano levarão a dívida pública para um valor igual ao produto interno bruto do país.
Com o objetivo de trazer confiança ao investidores, parlamentares afirmam que as reformas necessárias para normalizar a situação fiscal respeitarão o teto de gastos para 2020 e 2021 além de contar com a chancela da equipe econômica do governo. A estimativa é que uma nova proposta seja apresentada até 07 de outubro.
Reino Unido reforça aposta em energia renovável
O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que seu governo aumentará o investimento necessário para garantir a implantação de novas plataformas de energia eólica offshore na Grã-Bretanha.
O Reino Unido, que já é o maior mercado eólico offshore da Europa, pretende atingir 40 gigawatts de capacidade instalada até 2030. Este volume seria suficiente, em tese, para abastecer todas as residências do país.
Demanda inesperadamente forte por petróleo impulsiona Petrobrás e restante do mercado
As ações da Petrobras (PETR; PETR4) apresentam segundo dia de fortes ganhos seguindo a tendência global do mercado de petróleo. Dois principais fatores que explicam este cenário são o expressivo aumento pela demanda da commodity em conjunto com a redução de sua produção em pólos como Noruega e Golfo do México.
Na semana passada, o American Petroleum Institute (API) apresentou a queda líquida de 831.000 barris no estoque nacional de petróleo dos Estados Unidos. Às 17:30 de hoje, 06 de outubro, o instituto divulgará a informação atualizada. A expectativa do mercado global é que a produção continue abaixo da capacidade devido a um furacão no Golfo do México e frequentes greves nos principais campos de extração da Noruega, forçando o país a produzir apenas 330.000 barris por dia, ou 8% de seu potencial.