Expectativas de mercado passam a ser divulgadas em formato aberto

O objetivo da publicação é facilitar a automatização e atualização das bases de dados pelos usuários.

As estatísticas de expectativas de mercado do Relatório Focus foram publicadas pela primeira vez no Portal de Dados Abertos do Banco Central (BC). A disponibilização, feita em janeiro, atende a demanda de estudiosos e provedores de informações que interagem com o BC.

A partir dessa publicação, os usuários podem consultar as séries que já estavam disponíveis no Sistema de Expectativas de Mercado, mas agora em formatos variados (JSON, XML e texto) e por períodos mais longos, o que facilita a automatização e atualização das bases de dados.

De acordo com a chefe de divisão do Departamento de Estatísticas do BC, Luciana Roppa, as estatísticas serão atualizadas todo primeiro dia útil da semana, às 9h. No portal, elas são apresentadas em seis categorias de dados para consulta: Expectativas Mensais, Expectativas Trimestrais, Expectativas Anuais, Expectativas de Inflação nos próximos 12 meses, Expectativas Mensais para os Indicadores do Top 5 e Expectativas Anuais para os Indicadores do Top 5, grupo de analistas do mercado que mais acertam previsões.

“As expectativas de mercado são subsídios importantes para as decisões de política monetária. Além disso, essa disponibilização amplia o conhecimento dos cidadãos sobre o que os agentes de mercado estão projetando, constituindo, dessa forma, ferramenta importante para o planejamento de suas ações de curto, médio e longo prazos”, explica Luciana.

Segundo Cássio Caixeta, coordenador no Departamento de Tecnologia da Informação do BC, a disponibilização de um mecanismo para automatização da consulta das estatísticas de expectativas de mercado do Focus era demandada frequentemente. “Recebemos diversos pedidos dos cidadãos nesse sentido, para uso, por exemplo, nos desenvolvimento de aplicativos para smartphone. Oferecer tais informações no padrão de dados abertos veio justamente para atender essas demandas, possibilitando que a sociedade possa ser parceira do BC no desenvolvimento de aplicações para divulgação e análise das expectativas de mercado”, projeta.

Conceito
Expectativas de mercado são projeções elaboradas por instituições que atuam no mercado financeiro, tais como bancos, gestoras de recursos e consultorias e, em alguns casos, empresas do setor real, e que possuem equipes especializadas responsáveis por projetar as principais variáveis macroeconômicas, com o intuito de assessorar a tomada de decisões. As projeções são realizadas para variáveis relacionadas à atividade econômica, às taxas de juros e de câmbio, à variação dos índices de preços, ao Balanço de Pagamentos e ao setor fiscal da economia brasileira. Para mais detalhes sobre a metodologia do sistema, clique aqui.

Fonte

Adicionar comentário