
Fundada em 2000, a Vision Câmbio é uma instituição financeira regulada e atuante de acordo com as normas do Banco Central do Brasil e membro da ABRACAM – Associação Brasileira de Câmbio.
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Sobre a Vision Câmbio
Composta por uma seleta equipe com formações acadêmicas nas áreas relacionadas a comércio exterior, finanças e economia, a Vision Câmbio oferece profissionais qualificados com larga experiência de atuações em empresas dos diversos segmentos do país, que operam no mercado cambial, e através de soluções baseadas em agilidade, flexibilidade e segurança, proporcionamos resultados satisfatórios na evolução das operações de nossos clientes.
Nosso trabalho preserva o aprimoramento contínuo das políticas internas, normas e procedimentos de gerenciamento de riscos, assegurando as conformidades com as legislações e normativos que disciplinam a prevenção a lavagem de dinheiro e o combate ao financiamento do terrorismo e corrupção, permitindo desta forma produzir transparência e segurança aos clientes e parceiros.
Responsabilidade sócio-ambiental
A Vision S.A Corretora de Câmbio, na busca da melhoria contínua das ações voltadas para o meio ambiente, assegura que está comprometida em sua Política de Responsabilidade Socioambiental a:
- Promover o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente através da prevenção da poluição, administrando os impactos ambientais de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida;
- Atender à legislação ambiental vigente aplicável e demais requisitos subscritos pela organização;
- Vigilância contínua ao meio ambiente através de sistema de gestão estruturado que controla e avalia suas atividades, produtos e serviços, bem como estabelecer e revisar seus objetivos e metas ambientais;
- Garantir transparência nas atividades e ações da empresa, disponibilizando as partes interessadas informações sobre seu desempenho na busca de tais metas ao meio ambiente;
- Praticar a reciclagem de materiais, controlar o dispêndio de energia e atuar na conscientização do consumo das águas no processo produtivo de suas atividades, contribuindo com a redução dos impactos ambientais através de uso racional dos recursos naturais;
- Divulgar e produzir a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores, assim como a sociedade, a qual participamos nossos objetivos, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta.
Gestão de riscos e capital
Estrutura de gerenciamento de riscos e de Capital– Segmento S4
A Instituição, atendendo às disposições das Resoluções do Conselho Monetário Nacional, implementou estrutura de Gerenciamento Integrado de Riscos e de Capital capacitada a gerenciar riscos de forma efetiva e prudente, monitorar os riscos e os respectivos níveis que a instituição está disposta a assumir, bem como estabelecer metas de capital que sejam compatíveis ao perfil de risco da instituição, fornecendo assim informações confiáveis aos Acionistas/Cotistas e as partes interessadas, em conformidade com as leis e a regulamentação vigente.
A instituição mantém estrutura compatível com seu porte, seu modelo de negócio, capacidade operacional e aloca recursos e capital dentro dos limites de riscos estabelecidos pelo Banco Central em consonância com seu plano estratégico e seu apetite de risco definido na sua Política de Gerenciamento de Riscos e de Capital e RAS – Declaração de Apetite de Risco.
Atribuições da Diretoria
- Fixar os níveis de apetite por riscos da instituição na RAS e revisá-los, com o auxílio do CRO;
- Aprovar e revisar, com periodicidade mínima anual, as políticas, as estratégias e os limites de gerenciamento de riscos e de gerenciamento de capital;
- Garantir que o conteúdo da RAS seja observado pela instituição;
Assegurar a aderência da instituição às políticas, às estratégias e aos limites de gerenciamento de riscos; - Assegurar a correção tempestiva das deficiências da estrutura de gerenciamento de riscos e da estrutura de gerenciamento de capital;
- Aprovar alterações significativas, em decorrência dos riscos, nas políticas e nas estratégias da instituição, bem como em seus sistemas, rotinas e procedimentos;
- Promover a disseminação da cultura de gerenciamento de riscos na instituição;
- Assegurar que a instituição mantenha níveis adequados e suficientes de capital e de liquidez;
Atribuições do CRO – Diretor responsável por Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento de Capital
- Supervisionar o desenvolvimento, a implementação e o desempenho da estrutura de gerenciamento de riscos e de capital, incluindo seu aperfeiçoamento;
- Estabelecer políticas, processos, relatórios, sistemas e modelo de gerenciamento de riscos adequados e de capital compatíveis com a RAS e os objetivos estratégicos da instituição;
- Capacitar os integrantes da unidade específica de Gerenciamento de Riscos e de Capital, acerca das políticas, dos processos, dos relatórios, dos sistemas e dos modelos da estrutura de gerenciamento de riscos.
- Assegurar o entendimento e o contínuo monitoramento dos riscos pelos diversos níveis da instituição;
- Subsidiar a Diretoria e participar ativamente no processo de tomada de decisões estratégicas relacionadas ao gerenciamento de riscos e de capital, auxiliando a Diretoria da Instituição.
A estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital mantém sistemas gerenciais apropriados (Risk Driver e For Capital) para exercer adequado monitoramento e controle de riscos e de capital mantido pela instituição, avaliação da necessidade de capital para fazer face aos riscos a que a instituição está exposta, bem como processo de planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição.
Os sistemas de Gerenciamento de Riscos e de Capital da instituição mantêm mecanismos que permitem a Instituição:
a) Identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar os riscos incorridos pela Instituição, com destaque aos riscos assumidos, considerados relevantes para a instituição.
b) Manter gerenciamento de risco integrado, possibilitando a identificação, a mensuração, a avaliação, o monitoramento, o reporte, o controle e a mitigação dos efeitos adversos resultantes das interações entre os riscos a que a instituição está exposta.
c) Conduzir processos efetivos de rastreamento e reporte tempestivo de exceções às políticas de gerenciamento de riscos, aos limites e aos níveis de apetite por riscos fixados na RAS;
d) Avaliar periodicamente a adequação dos sistemas, rotinas e procedimentos de Gerenciamento de Riscos e de Capital;
e) Avaliar continuamente a efetividade das estratégias de mitigação de riscos utilizadas, considerando, entre outros aspectos, o programa e os resultados dos testes de estresse;
f) Elaborar relatórios gerenciais tempestivos que subsidiem o processo de tomada de decisão da diretoria da instituição.
Assim a Instituição em cumprimento às disposições das Resolução CMN 4.557 de 23 de fevereiro 2017 implementou estrutura apropriada, abrangendo políticas, processos, procedimentos suportados por sistemas compatíveis com suas necessidades, com o objetivo de identificar antecipadamente, necessidades futuras de capital decorrentes de possíveis mudanças nas condições internas da Instituição e do próprio mercado de atuação.
A Diretoria está plenamente engajada no processo. Definiu e aprovou as políticas de gerenciamento de riscos e de capital e disponibilizou adequados recursos humanos e tecnológicos. É responsável pelas informações e promoveu ampla divulgação aos clientes, colaboradores e demais partes interessadas.
Relatório de Auditoria Interna - Ouvidoria
A Vision S/A Corretora de Câmbio, que é uma instituição financeira devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil, constituiu componente organizacional de ouvidoria, em acordo com a Resolução 4.433, de 23/07/2015.
A Ouvidoria da Vision é um espaço onde o cliente pode registrar reclamações, sugestões e elogios relativos aos serviços prestados por esta instituição.
Em cumprimento ao disposto no inciso V do artigo 6º da Resolução 4.433, de 23.07.2015, do Conselho Monetário Nacional, apresentamos a seguir as informações relacionadas com a atuação desta Ouvidoria no 2º semestre de 2018.
Consideramos nosso relatório interno em dois aspectos:
- I – Quantitativos: retratando, com periodicidade mensal, a quantidade de manifestações recebidas por tipo de assunto, quantidade de demandas solucionadas, tempo médio para solução etc.;
- II – Qualitativos: contendo análise e comentários sobre o desenvolvimento dos trabalhos de ouvidoria bem como sugestões para o seu aperfeiçoamento.
I – ASPECTOS QUANTITATIVOS
Relativamente ao período de 1º de julho de 2018 a 31 de dezembro de 2018, houve uma ocorrência registrada, conforme retratam os quadros estatísticos abaixo:

Legenda: I= Improcedente; PS= Procedente solucionada; PNS= Procedente não solucionada.
II – ASPECTOS QUALITATIVOS
A demanda histórica de solicitações dos clientes e usuários da VISION S/A CORRETORA DE CÂMBIO sempre apresentou números irrelevantes.
Planejou-se dotar o componente de ouvidoria de uma estrutura em que as manifestações recebidas fossem tratadas de forma transparente, independente e imparcial, com o acompanhamento até a sua efetiva conclusão, garantindo, ao mesmo tempo, um canal ágil, eficaz e gratuito para clientes e usuários dos nossos serviços.
Nossa ouvidoria pode ser acionada através dos canais abaixo:
- Telefone: 0800.774-5422,
- E-mail: [email protected],
Demonstrações financeiras
O Conselho Monetário Nacional deliberou pela aprovação da Resolução 4.740/2019 alterando a Circular 2.804 que rege a publicação de demonstrações financeiras semestrais e anuais para permitir a divulgação em endereços eletrônicos ou repositório na internet, desta forma publicamos em nossa pagina referidas informações para apreciação pública.
Demonstrações Financeiras Vision CC - 12/2020
Demonstrações Financeiras Vision CC - 06/2020
Balancetes mensais
Estes são os balancetes mensais da Vision Câmbio.
Políticas de Segurança Cibernética
A Vision S/A Corretora de Câmbio, é uma instituição financeira devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil, e estabeleceu, em 10/04/2019, sua Política de Segurança Cibernética, de acordo com a Resolução nº 4.658 de 26 de abril de 2018, complementada pela Resolução nº 4.752 de 26 de setembro de 2019.
A Política de Segurança Cibernética, implementada na Vision S/A Corretora de Câmbio baseia-se nos seguintes princípios:
- Assegurar a confidencialidade dos ativos de informação (garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas) observadas as regras de sigilo e confidencialidade vigentes.
- Assegurar a integridade (garantia de que a informação seja mantida em seu estado original, visando protegê-la, na guarda ou transmissão, contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais);
- Assegurar a disponibilidade dos dados e sistemas de informação utilizados na Corretora (garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário).
A implementação desta Política considera as seguintes compatibilidades da Corretora:
- a) O porte, perfil de risco e o modelo de nossos negócios;
- b) A natureza das operações e a complexidade dos produtos, serviços, atividades e processos atuais.
- c)A sensibilidade dos dados e das informações sob responsabilidade da instituição.
Caberá a todos os Colaboradores conhecer e adotar as disposições desta política e deverão, ainda, proteger as informações contra acesso, modificação, destruição ou divulgação não-autorizados, assegurar que os recursos tecnológicos à sua disposição sejam utilizados apenas para as finalidades adequadas ao exercício de suas atividades.
Conforme a Resolução nº 4.658/18, os serviços de computação em nuvem abrangem a disponibilidade da Vision S/A Corretora de Câmbio, sob demanda e de maneira virtual, de ao menos um dos seguintes serviços:
- a)Processamento de dados, armazenamento de dados, infraestrutura de redes e outros recursos computacionais que permitam a Vision S/A Corretora de Câmbio implantar ou executar softwares, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos internos ou adquiridos.
- b)Implantação ou execução de aplicativos desenvolvidos ou adquiridos pela Vision S/A Corretora de Câmbio utilizando recursos computacionais de seus prestadores de serviços.
- c)Execução por meio de Internet dos aplicativos implantados ou desenvolvidos por prestadores de serviços da Vision S/A Corretora de Câmbio, com utilização de recursos computacionais do próprio prestador de serviços contratado pela Corretora.
A Vision S/A Corretora de Câmbio é responsável pela Gestão dos serviços contratados incluindo as seguintes atividades:
- a) Análises de informações e de recursos adequados ao monitoramento dos serviços.
- b) Confiabilidade, integridade, disponibilidade, segurança e sigilo em relação aos serviços contratados junto a Prestadores de serviços
- c) Cumprimento da legislação e da regulamentação vigente.
PLANO DE AÇÃO
Visando a implementação das práticas da Política de Segurança Cibernética na Vision S/A Corretora de Câmbio está implementando um Plano de Ação e de resposta a incidentes abrangendo o seguinte:
- As ações a serem desenvolvidas para adequar a estrutura organizacional e operacional aos princípios e diretrizes da Política de Segurança Cibernética.
- Os procedimentos, rotinas, controles e tecnologias a serem utilizadas na prevenção e na resposta a incidentes.
- Área responsável pelo registro e controle dos efeitos de incidentes relevantes.
O Plano de Ação e de Resposta a Incidentes foi aprovado pelo Diretor responsável pela Política de Cibernética e será revisado no mínimo anualmente.
Será emitido anualmente, com data base de 31 de dezembro, relatório sobre a implementação do Plano de Ação e de Resposta a Incidentes.
REGULAMENTAÇÃO ASSOCIADA
Resolução Bacen nº 4.658 de 26 de abril de 2.018, alterada pela Resolução nº 4.752 de 26/09/2019.